Sobre o Câncer

O que é?

O câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, essas células passam a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (acúmulo de células cancerosas). Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam, vagarosamente, e se assemelham ao seu tecido original e raramente constituindo risco de morte.

Tipos de Câncer

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada por mais de um tipo de células. Se o câncer tem início em tecido de revestimento, como pele ou mucosas, ele é denominado carcinoma (tipo raro nas crianças); se começar em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagem, é chamado de sarcoma (tipo mais comum em crianças).

Tratamento

O tratamento do câncer pode ser realizado, principalmente, através de cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Na maioria dos casos, é necessário combinar duas ou mais dessas modalidades.

O que é quimioterapia?

São medicações que reconhecem e destroem células que estão em rápida proliferação, interrompendo ou retardando o crescimento de células cancerosas, as quais crescem e se dividem rapidamente. Entretanto, a quimioterapia também pode danificar células saudáveis que se dividem rapidamente, como aquelas no revestimento da boca (causando aftas) e intestino (causando diarreia) ou as que fazem o cabelo crescer (causando a queda do cabelo). Os danos às células saudáveis ocasionam efeitos colaterais que somem depois que a quimioterapia termina.

O que é radioterapia?

A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, e buscando a regeneração da área irradiada. É muito importante que pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer sejam prontamente encaminhados a Centros de Referência para o adequado diagnóstico e imediato início do tratamento oncológico, que deve ser conduzido por uma equipe de profissionais especializados, de forma que possam receber o melhor cuidado possível.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, são esperados para o ano de 2011 cerca de 9.336 novos casos de câncer em pessoas menores de 18 anos.
A possibilidade de cura em crianças e adolescentes já ultrapassa 70%, quando a doença é diagnosticada precocemente e tratada adequadamente. A estimativa é de 2.800 mortes por ano na faixa etária de 0 a 18 anos.

Cadastre-se na ASPEC e receba novidades

Receba em seu e-mail todas as novidades da ASPEC

Nome

E-mail

 

Faça uma visita à ASPEC

Rua Padre Paulo Rególio, nº 27
Céu Azul - Belo Horizonte - MG
31585-150

31 3567.0229 / 3582.7145
contato@aspecsolidaria.org.br

Desenvolvido por Click Soluções WEB