Não fume!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Mantenha uma alimentação saudável
Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, hortaliças, cereais integrais, feijões e outras leguminosas orgânicas, livre de agrotóxicos, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer.
Mantenha o peso corporal adequado.
Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.
Pratique atividades físicas
A atividade física também contribui para se proteger contra o câncer, além de contribuir para a manutenção do peso corporal saudável. Atividades como caminhar tanto no tempo livre, quanto no deslocamento para outros compromissos, pedalar, dançar, etc são boas opções.
Amamente.
O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de seis meses da criança, deve-se complementar a amamentação conforme a dica sobre Alimentação saudável e proteção contra o câncer.
Vacine contra a Hepatite B
O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da Hepatite B, e a vacina é um importante meio de prevenção desse câncer.O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do país a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.
Faça exames preventivos periodicamente.
– Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.
– Homens acima de 40 anos devem realizar o exame preventivo do câncer de próstata periodicamente.
– Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame preventivo de câncer de mama anualmente.
Evite comer carne processada.
Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.
Proteja-se da exposição excessiva ao sol.
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
Fontes: Oncoguia / INCA