Belo Horizonte,MG (31) 3567-0229
FAÇA SUA DOAÇÃO

Diagnóstico do Câncer de Boca e Orofaringe

NOVEMBRO VERMELHO MÊS DE PREVENCÇÃO AO CÂNCER BUCAL. – Brejo Santo Governo Municipal

Um médico ou dentista pode identificar certos tipos de câncer ou pré-cânceres na cavidade oral e orofaringe durante um exame de rotina. No entanto, muitas vezes, o diagnóstico desses cânceres é baseado nos sinais e sintomas que o paciente apresenta. Caso haja suspeita de câncer, serão realizados exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Durante a consulta, o médico coletará informações sobre o histórico médico do paciente e fará perguntas detalhadas sobre quaisquer sinais ou sintomas que tenham sido observados, a fim de avaliar se há indícios de câncer na boca e na orofaringe.

Ao realizar o exame físico, o médico examinará cuidadosamente o paciente em busca de possíveis lesões que possam indicar câncer na boca e na orofaringe, bem como quaisquer alterações que sugiram um estágio pré-cancerígeno. Isso pode envolver a observação de protuberâncias, áreas anormais na cabeça, rosto e pescoço, e também problemas relacionados aos vasos sanguíneos e nervos dessa região.

Se houver suspeita de câncer, o paciente será encaminhado a um especialista, como um cirurgião de cabeça e pescoço, um cirurgião buco-maxilo-facial ou um otorrinolaringologista.

O especialista realizará um exame minucioso da área da cabeça e do pescoço, concentrando-se especialmente em regiões que apresentem qualquer tipo de anormalidade. Isso incluirá a palpação dos linfonodos no pescoço, com o objetivo de identificar possíveis sinais de câncer.

Dado que partes da orofaringe estão localizadas profundamente no pescoço e não são facilmente visíveis, o médico pode recorrer a instrumentos como um laringoscópio ou um endoscópio para examinar essas áreas de maneira mais detalhada.

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades da Aspec

Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?