Belo Horizonte,MG (31) 3567-0229
FAÇA SUA DOAÇÃO

Prevenção e Fatores de Risco para o Câncer de boca e Orofaringe

Prevenir um câncer, significa criar hábitos e atitudes que minimizem a chance de formação de um tumor.

Embora não seja possível prevenir todos os casos de câncer de boca e orofaringe, é viável reduzir o risco de desenvolvimento desses tipos de câncer ao tomar medidas apropriadas.

EVITAR O TABAGISMO: Evitar o tabagismo e o consumo de álcool é crucial, pois são dois dos principais fatores de risco associados a esses cânceres. Não ter o hábito de fumar é a maneira mais eficaz de minimizar o risco. Parar de fumar também reduz consideravelmente a probabilidade de desenvolver esses tipos de câncer, mesmo após um longo histórico de tabagismo.

EVITAR O ALCOOLISMO: O mesmo princípio se aplica ao álcool, tornando importante a abstenção do seu consumo.

EVITAR IFECÇÃO PELO HPV: Reduzir a exposição ao HPV (Papilomavírus Humano) é uma estratégia importante. O risco de contrair o HPV na boca e garganta aumenta em indivíduos que praticam sexo oral e têm múltiplos parceiros. Essas infecções são mais comuns em fumantes, possivelmente devido aos efeitos prejudiciais do tabagismo no sistema imunológico e nas células que revestem a cavidade oral. Embora a infecção pelo HPV esteja relacionada ao câncer de orofaringe, é importante observar que a maioria das pessoas não desenvolve essa forma de câncer. Nos últimos anos, vacinas foram desenvolvidas para reduzir o risco de infecção por certos tipos de HPV. Originalmente criadas para diminuir o risco de câncer cervical, essas vacinas também podem ajudar a reduzir o risco de outros cânceres associados ao HPV, como câncer de pênis, ânus, vulva e vagina.

LIMITAR A EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA : Limitar a exposição à radiação ultravioleta é fundamental para evitar o câncer de lábio e de pele. Recomenda-se reduzir o tempo de exposição ao sol, especialmente ao meio-dia, quando a radiação é mais intensa. Além disso, é aconselhável utilizar chapéus de abas largas, protetor solar e protetor labial com um fator de proteção solar (FPS) de, pelo menos, 30.

MANTER UMA DIETA SAUDAVEL: Manter uma dieta saudável é importante, uma vez que uma alimentação inadequada e o excesso de peso estão associados ao câncer de boca e orofaringe. Seguir um padrão alimentar saudável, com ênfase em alimentos vegetais como vegetais sem amido e frutas inteiras, pode contribuir para reduzir o risco de desenvolvimento desses tipos de câncer, bem como de outros.

TRATAR LESOES PRÉ-CANCERÍGENAS: O tratamento de lesões pré-cancerígenas é uma medida preventiva crucial. As áreas de leucoplasia ou eritroplasia na boca podem evoluir para câncer. Embora a remoção dessas lesões não garanta a prevenção do câncer, é importante que os pacientes submetidos a esse procedimento mantenham um acompanhamento médico regular, incluindo exames de controle periódicos.

NÃO USAR DENTADURAS MAL ADAPTADAS: Evitar o uso de dentaduras mal ajustadas é fundamental para reduzir o risco de câncer de boca, uma vez que dentaduras que não se encaixam corretamente podem causar irritação na cavidade oral.

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades da Aspec

Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?