Belo Horizonte,MG (31) 3567-0229
FAÇA SUA DOAÇÃO

Detecção Precoce do Câncer de Boca

Ações chamam a atenção sobre o crescente número de casos de câncer bucal - ES HOJE

Não há exames de rastreamento amplamente disponíveis para o câncer de boca e orofaringe em pessoas que não apresentam sintomas. No entanto, é importante ressaltar que muitos pré-cânceres e cânceres dessas regiões são identificados em estágios iniciais durante exames odontológicos de rotina.

Alguns profissionais da área de odontologia recomendam que as pessoas realizem um autoexame da boca, olhando no espelho mensalmente, para verificar se há áreas anormais, como manchas brancas (leucoplasia), feridas ou nódulos. Isso é especialmente relevante para pessoas que fumam e/ou consomem álcool regularmente, uma vez que ambos os hábitos aumentam o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Portanto, é crucial submeter-se a consultas odontológicas regulares que incluam um exame minucioso de toda a cavidade bucal, com o propósito de detectar precocemente o câncer de boca e orofaringe, bem como seus estágios iniciais, conhecidos como pré-cânceres.

Alguns dentistas, ao realizarem o exame físico da boca e da garganta, empregam corantes especiais e/ou luzes para identificar áreas anormais, particularmente em pacientes com maior risco de desenvolver esses tipos de câncer. Se uma área anormal for identificada por meio do uso de corante, procedimentos adicionais, como biópsia para coleta de amostras, podem ser realizados para confirmar o diagnóstico da doença.

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades da Aspec

Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?