Belo Horizonte,MG (31) 3567-0229
FAÇA SUA DOAÇÃO

Audiência Pública

11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 20/06/2018 – AUDIÊNCIA PÚBLICA

No dia 20 de junho de 2018 foi realizada uma audiência pública com a finalidade de debater sobre o câncer de mama e as políticas públicas relacionadas ao assunto. Além disso, foi explanado todo o trabalho desenvolvido pela Aspec.

A reunião ocorreu no  Auditório José Alencar Gomes da Silva e contou com profissionais da saúde, pacientes, representantes da Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec), gestores do Estado e representantes de várias organizações.

Entre os pontos abordados na audiência estavam a defasagem dos valores na Tabela do SUS, diagnóstico tardio, falta de investimentos em prevenção e burocracia para o tratamento do câncer. Pacientes do interior de Minas Gerais deram depoimentos relatando a diferença entre o tratamento fornecido e o ideal.

Os médicos também falaram como é doloroso o processo do tratamento do câncer e como o SUS poderia reduzir o impacto do tratamento na vida das pacientes. Toda a buracracia que os pacientes encontram no sistema público para realizar exames necessários, receber medicamentos e até mesmo para fazer o tratamento atrapalha no processo de cura.

Outra questão levantada foi a importância do investimento em prevenção. Quando o diagnostico é feito previamente, a diferença de gastos por paciente é bem significativa (cerca de 70 mil reais por ano). Além disso, foram relembradas as leis  aprovadas na assembléia de Minas que grarantem mamografias gratuitas para mulheres, diagnóstico em apenas 30 dias, entre outras leis que favorecem a diminuição de mortes de mulheres. Foi cobrado mais atenção pública para o assunto de prevenção e para a necessidade de mais investimento no tratamento do câncer.

A desafagem dos valores do SUS foi outro problema abordado. Os valores pagos nas próteses mamárias e até em procedimentos necessários para diagnóstico e tratamento de câncer são bem abaixo do valor de mercado.

Durante a reunião foi ressaltada a importância da ASPEC como uma instituição filantrópica que se dedica a atender pessoas com câncer e que não dispõem de recursos financeiros para suprirem suas necessidades básicas.

A ASPEC atua captando recursos para melhorar a qualidade de vida de pacientes e de suas famílias durante seu tratamento de câncer. A instituição conta com a ajuda de voluntários e possui várias oficinas de artesanato além de organizar eventos e entregar donativos aos que precisam. Ademais, a instituição realiza inúmeras ações com os pacientes que estão em tratamento como o  Programa de Alimentação Básica (Proab) e também realiza inspeções em hospitais que possuem convênios com o SUS,  juntamente com a Defensoria Pública da União e com o Conselho Regional da Medicina, a fim de colaborar para o diagnóstico precoce e buscar melhorias no tratamento para o câncer.

 

 

 

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades da Aspec

Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?