Prevenir um câncer, significa criar hábitos e atitudes que minimizem a chance de formação de um tumor.
Para prevenir o Câncer de Pulmão, deve-se evitar e/ou conhecer os fatores de riscos que aumentam a chance de contrair essa doença, para assim poder realizar exames na hora certa e estar com a saúde em dia.
QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?
Determinados fatores de risco para esse tipo de câncer não podem ser alterados, já outros podem ser controlados e dependem da adoção de hábitos saudáveis de cada pessoa. São eles:
- Tabagismo. Fumar é o principal fator de risco para câncer de pulmão.
- Fumante passivo. O fumante passivo tem um risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão.
- Exposição ao radônio. Radônio é um gás radioativo resultante da decomposição do urânio no solo e rochas. Quando respirado, ele entra nos pulmões, expondo-os a pequenas quantidades de radiação, o que pode aumentar o risco de uma pessoa ter câncer de pulmão.
- Exposição ao asbesto. Exposição às fibras de amianto no local de trabalho é um importante fator de risco para câncer de pulmão. Trabalhadores fumantes expostos ao amianto tem um risco maior de desenvolver câncer de pulmão.
- Exposição a agentes ocupacionais. Alguns agentes cancerígenos encontrados em locais de trabalho podem aumentar o risco de câncer de pulmão, como: urânio, berílio, cádmio, sílica, cloreto de vinil, níquel, cromo, produtos de carvão, gás mostarda, éteres clorometilados e escapamento de diesel.
- Suplementos dietéticos. Fumantes que fazem uso de suplementos de betacaroteno podem ter um risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão.
- Arsênico. Altos níveis de arsênico na água potável podem aumentar o risco de câncer de pulmão.
Fatores de risco que não podem ser alterados:
- Radioterapia dos pulmões. Pacientes que fizeram tratamento radioterápico na região torácica para outros tipos de câncer têm um risco maior para câncer de pulmão, particularmente se forem fumantes.
- Poluição atmosférica. A poluição do ar, especialmente nas ruas e estradas com tráfego intenso, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pulmão.
- Histórico pessoal ou familiar. Pessoas que já tiveram diagnóstico de câncer de pulmão têm um maior risco de desenvolver outro câncer de pulmão.
Fonte: Oncoguia