A ASPEC realizou, no dia 07 de Dezembro de 2023, o I Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado de Minas Gerais. O evento reuniu diferentes agentes sociais para discutir e propor soluções para transformação do cenário do câncer em Minas Gerais.
De acordo com dados do INCA, para o triênio 2023-2025 ocorrerão cerca de 700 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo esta a maior causa de mortes no país. No estado de Minas Gerais, estima-se 78.100 novos casos da doença.
Diante desse cenário desafiador, o I Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer em Minas Gerais, que aconteceu de forma presencial na cidade de Belo Horizonte, fez com que os participantes: profissionais de saúde, médicos, pacientes, gestores do governo e demais agentes sociais pudessem contribuir efetivamente para o desenvolvimento e transformações necessárias das políticas nos setores públicos e privado.
O fórum teve como principais objetivos:
- Atualizar o público sobre a realidade do cenário do câncer no Brasil e Minas Gerais;
- Apresentar possibilidades tecnológicas capazes de melhorar diagnósticos e tratamentos;
- Discutir processos utilizados na definição das prioridades para tratamento de pacientes oncológicos
- Enfatizar a importância da educação e da comunicação como instrumentos de fomento para uma participação ativa da comunidade no desenvolvimento e controle das políticas públicas;
- Propor melhorias para a trajetória do paciente no sistema público e privado.
o I Fórum de Discussão e Enfrentamento do Câncer no Estado de Minas Gerais contou com a presença de ex-ministro da saúde, deputado estadual, presidentes de instituições de saúde, médicos mastologistas, coloproctologista, nutricionista, entre demais atores.
Veja alguns dos registros desse evento tão importante para a Oncologia de Minas Gerais. Para saber mais e ver mais das nossas fotos, acompanhe o site https://www.forumaspecminas.com.br/sobre-o-f%C3%B3rum
Comments are closed.