Conheça a ASPEC
A Ação Solidária às Pessoas com Câncer – ASPEC é uma organização da sociedade civil fundada em 04 de janeiro de 2012 com o objetivo de atender pessoas portadoras de câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A ASPEC foi criada após o falecimento de um familiar da sua fundadora. Ela, juntamente com seu irmão, saiu do interior de Minas Gerais em busca de tratamento para o câncer dele em Belo Horizonte. Durante o tratamento, eles tiveram muitas dificuldades, dentre elas o provimento da sua alimentação básica e o acesso a orientações quanto aos seus direitos sociais. Dessa forma, a necessidade de criar uma instituição capaz de ajudar famílias que se encontram vulneráveis e em necessidade surgiu e a ASPEC foi fundada.
Hoje, as ASPEC é uma entidade que além de prestar assistência social e psicológica às pessoas portadoras de câncer e seus familiares, busca a difusão da informação, sensibilização e engajamento de atores na luta contra o câncer e/ou diagnóstico precoce. Para tanto, oferta atendimentos, concessão de benefícios eventuais, suplementos alimentares, roupas e até oficinas para geração de trabalho, renda e fortalecimento de vínculos familiar e comunitário. Além disso, são organizadas palestras e caminhadas educativas para disseminação da informação referente ao câncer, direitos sociais e dentre outros. A ASPEC não é conveniada com o poder público e conta com doações de pessoas físicas e jurídicas que sensibilizam com a causa apresentada para sua manutenção.
História
2012
A ASPEC foi fundada em 04 de janeiro de 2012, após o falecimento de um familiar da sua fundadora, que veio do interior de Minas Gerais juntamente com seu irmão para tratamento do câncer em BH. Nessa jornada, os dois esbarraram em muitas dificuldades, dentre elas o provimento da sua alimentação básica e o acesso a orientações quanto aos seus direitos sociais. Após passar por tais obstáculos e perceber o quanto eles atrapalham o tratamento de pacientes oncológicos, ela pensou em criar algo que pudesse ajudar outras pessoas que passassem pela mesma situação que ela estivera, e assim, surgiu a ASPEC.
O ano de fundação foi repleto de inovações e aprendizados, tanto para a ASPEC quanto para seus assistidos. A busca por pacientes em estado de carência foi feita fortemente, e assim, cada vez mais o número de beneficiados pela instituição aumentou.
Nesse mesmo ano realizamos o Bingo como evento beneficente, que foi capaz de arrecadar fundos para a concessão de benefícios aos assistidos. Além disso, foi através desse evento que a ASPEC ganhou maior visibilidade na comunidade e pode levar o máximo de informações e ajuda aos necessitados.
2013
Ainda no processo de crescimento e busca por pacientes oncológicos em estado de carência, o número de famílias beneficiadas pela ASPEC aumentou significativamente, e então, em 2013, ano seguinte a inauguração, fomos reconhecidos pelo Conselho Municipal da Assistência Social e conseguimos registro.
Com maior visibilidade e assistidos na instituição, começamos a receber voluntários de diversas regiões para ajudarem em tarefas diárias da ASPEC, entre esses, psicólogos e assistentes sociais. A partir disso, começamos ofertar gratuitamente aos assistidos e seus familiares atendimento psicológico, para que, assim, eles levassem o tratamento com mais leveza e tranquilidade.
2014
Em 2014, a casa sede da ASPEC se encontrava em difícil estado estrutural e precisava de reformas por todo o imóvel para que pudesse continuar exercendo suas funções e atendendo as famílias de forma adequada e com qualidade. Nesse contexto, enviamos um projeto para a Fundação Balbina Camila de Araújo a fim de que eles nos ajudassem com a restauração da casa, e assim foi feito. A Fundação Balbina contemplou nosso projeto e assim tivemos a oportunidade de reestruturar a casa de modo que ela atendesse todos os assistidos e famílias cadastradas de maneira mais adequada e acolhedora.
Nesse mesmo ano, devido ao grande número de famílias beneficiadas pela ASPEC e aos nossos serviços prestados, conseguimos obter o registro de Utilidade Pública Municipal, o que foi uma grande conquista para nós.
2015
A fim de nos relacionar mais com nossos assistidos e famílias cadastradas, começamos a realizar, em 2015, encontros mensais com todos esses beneficiados pela ASPEC. Esses encontros serviam para que eles pudessem nos contar mais sobre como foi o mês de cada um, quais foram os maiores obstáculos, conquistas e vitórias. Foram a partir dessas reuniões que os assistidos foram capazes de trocar experiências e vivências uns com os outros, entender que não estavam passando por aquela situação sozinhos e que a esperança deve existir o tempo todo. Esses encontros acontecem até hoje e pôde nos proporcionar a criação de laços com cada um dos assistidos, permitindo que nós nos tornemos uma família para eles.
Nesse mesmo ano realizamos a Feijoada como evento beneficente, que nos trouxe mais visibilidade pela região e meios para melhor atendermos nossos assistidos. Tempos depois conseguimos registro de Utilidade Pública Estadual, o que nos trouxe grande reconhecimento pelo Estado de Minas Gerais.
2016
O ano de 2016 foi repleto de inovações e crescimento para a ASPEC. Foi nesse ano que nos tornamos filiados à FEMAMA, instituição que nos apoia constantemente. Através dela conseguimos realizar a I Caminhada Outubro Rosa da ASPEC, evento que agora acontece anualmente e consegue disseminar o máximo de informações a população sobre o Câncer de Mama.
Nesse mesmo ano fomos convidados pela Roche a participar do I Congresso Nacional Todos Juntos Contra o Câncer e a partir dele começamos a receber maior visibilidade e reconhecimento por todo o Brasil. Esse evento foi o divisor de águas da ASPEC, já que nos abriu portas para novos conhecimentos, novas parcerias, novos projetos e implementações na instituição, o que permitiu que um número maior de famílias fosse atendida por nós e recebesse maiores recursos.
Realizamos, também em 2016, a Macarronada como evento beneficente em prol do Novembro Azul, que conscientizou muitos homens sobre a prevenção e cuidados do Câncer de Próstata.
2017
Devido a visibilidade nacional proporcionada por eventos ocorridos em 2016, no ano de 2017 a ASPEC foi convidada a participar do IV Fórum de Combate ao Câncer da FEMAMA em Fortaleza-CE, do IV Congresso Todos Juntos Contra o Câncer em São Paulo e da Oficina de Alimentação Saudável Como Fonte de Prevenção ao Câncer realizada pelo INCA no Rio de Janeiro.
Nesses eventos aprendemos mais sobre determinados tipos de cânceres e o que poderia ser implantado de novidade em nossa instituição em prol de pacientes oncológicos. Aprendemos sobre Advocacy e como trabalhar nas políticas públicas a fim de buscar melhorias no sistema de saúde para que não só os assistidos da Aspec mas todas as pessoas com câncer fossem beneficiadas.
2018
Após termos escrito o projeto Horta Solidária o enviamos para a BrasilFoundation, que, dentre tantas outras propostas, apoiou nossa ideia e contemplou nosso projeto. Foi a partir do apoio deles que, em 2018, começamos a criar a Horta Solidária da ASPEC a fim de que ela fornecesse apenas produtos orgânicos. Além de atender todos os assistidos da ASPEC, a horta Solidária visava também atender a comunidade no geral, afim de que, com uma alimentação saudável, estivessemos contribuindo na prevenção de possíveis cânceres.
Nesse mesmo ano fizemos mais uma ação de advocacy e juntamente com outras instituições de Minas Gerais realizamos a Audiência Pública em prol de pacientes com câncer de colo uterino, mama e colorretal. Depois disso, conseguimos registro nos conselhos do Idoso e da Criança e do Adolescente.
2019
Em janeiro de 2019 abrimos as portas da Horta Solidária da ASPEC. Nossos produtos orgânicos começaram a ser distribuídos mensalmente aos assistidos da instituição e vendidos à comunidade. A partir dessa iniciativa, estamos ajudando a população a prevenir o câncer a partir da alimentação saudável e livre de agrotóxicos.
Em junho tivemos o privilégio de palestrar no IX Fórum Sudeste Oncoguia, em que foi abordado os principais problemas enfrentados pelos pacientes oncológicos. A partir desse Fórum desenvolvemos mais projetos de conscientização de pacientes e os implementamos na ASPEC.
Em outubro realizamos IV Caminhada Rosa da ASPEC, que contou com mais de 1000 expectadores, número recorde de participantes em todas as edições. Isso nos mostra o quanto nossa instituição tem um importante papel na sociedade e segue lutando pelos direitos do paciente oncológico e conscientização da população quanto a prevenção e cuidados.
2020/2021
O ano de 2020 exigiu muito mais da instituição do que imaginávamos. Com a chegada da pandemia gerada pela Covid-19 no Brasil, a ASPEC teve que se adaptar e passar a conviver menos com os assistidos. Pacientes oncológicos apresentam uma imunidade extremamente baixa, por isso, a exposição deles ao vírus da covid-19 era algo que deveria ser evitado ao máximo, pois, caso algum assistido fosse contaminado, a chance de ele desenvolver a forma grave da doença era muito alta.
Interrompemos nossas reuniões mensais por tempo indeterminado e com isso, excluímos qualquer contato entre os próprios assistidos dentro da instituição. A entrega dos benefícios passou a acontecer com horário agendado e 1 paciente por vez, para que não houvesse contato entre eles, além disso distribuímos a todos máscaras para eles e sua família, e os conscientizamos sobre a situação do país e o cuidado que eles deveriam ter. O uso de álcool em gel era constante e cada contato era feito dentro da distância recomendada pela OMS. Os atendimentos psicológicos e jurídicos passaram a acontecer de forma remota, por chamada de vídeo ou por ligação para aqueles que não tinham acesso a internet.
Infelizmente, manter a ASPEC passou a ser algo desafiador também, já que as arrecadações caíram de forma brusca devido à alta taxa de desemprego no Brasil que só crescia ainda mais ao longo da pandemia. Mesmo assim, fomos em busca de novas oportunidades. Após algumas reuniões virtuais, fomos até Brasília-DF apresentar a importância do trabalho realizado e solicitar recursos para podermos prosseguir com nossas ações.
2022
Em 2022 retornamos as nossas atividades aos poucos. Com todos os funcionários devidamente vacinados contra a COVID-19, bem como os pacientes, nosso funcionamento e ações passaram a ser flexibilizadas. Optamos por manter os atendimentos psicológicos de forma remota pois foi bem recebido pelos pacientes e trouxe bons resultados e maior adesão por nossos assistidos. Os encontros na instituição se mantiveram individuais para recebimento de cesta básica pois não conseguimos voltar com a estrutura para encontros em grupo.
Fomos em busca de novos projetos para a instituição de forma que favorecesse não só pacientes, como a sociedade no geral. Dessa forma, criamos o “OncoCast – o Podcast da ASPEC”, lá expomos a realidade do câncer no Brasil e temos como foco o Câncer de Próstata. Desenvolvemos importantes cartilhas como “Guia para o SUS” e “ Câncer de Próstata – Conhecimento salva vidas”, realizamos novas parcerias com industrias farmacêuticas e continuamos em busca pela garantia de direitos dos pacientes oncológicos, bem como da conscientização da sociedade frente ao câncer.
Missão
Favorecer a qualidade de vida da comunidade, pacientes com câncer, seus familiares e cuidadores, através de ações socioassistenciais, educativas e sustentáveis, além de promover ações que buscam melhorias nos sistemas de saúde.
Visão
Ser uma instituição de referência que realiza ações que promovam a melhoria na qualidade de vida dos pacientes com câncer, familiares, cuidadores e de todas as comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.