O pâncreas é uma glândula localizada no centro do abdômen, atrás do estômago, próximo ao duodeno e baço. Ela apresenta de 15 cm de extensão e apresenta células exócrinas responsáveis por produzir as enzimas pancreáticas que são liberadas no intestino para a digestão dos alimentos, além das células endócrinas, tais quais produzem os hormônios, insulina e glucagon, que regulam os níveis de glicose e os liberam diretamente no sangue. Os tumores neuroendócrinos de pâncreas começam nas células endócrinas.
“As células exócrinas e as endócrinas do pâncreas formam tipos completamente diferentes de tumores, por isso é importante distinguir os cânceres de pâncreas exócrinos e endócrinos, uma vez que eles têm fatores de risco e causas distintos, diferentes sinais e sintomas, são diagnosticados por meio de exames diferentes, são tratados de forma diferente e têm diferentes prognósticos.”
TIPOS DE CÂNCER DE PÂNCREAS
Adenocarcinoma de pâncreas –> Correspondem a 95% dos casos de câncer de pâncreas exócrinos.
Tipos menos comuns de câncer exócrino –> Os tipos que apresentam menor ocorrência incluem carcinomas adenoescamosos, carcinomas de células escamosas, carcinomas de células em anel de sinete, carcinoma indiferenciado de células gigantes e carcinomas indiferenciados.