Inicialmente, antes da lesão se transformar em câncer, as células normais do colo do útero sofrem gradualmente alterações anormais chamadas de lesões pré-cancerígenas. Os médicos usam vários termos para descrever essas alterações pré-cancerígenas, incluindo neoplasia intraepitelial de colo do útero (NIC), lesão intraepitelial espinocelular e displasia.
Embora o câncer de colo do útero se origina nas células com alterações pré-cancerígenas, apenas algumas mulheres com câncer de colo do útero desenvolverão a doença. Para a maioria das mulheres, as células pré-cancerígenas desaparecem sem nenhum tratamento. Mas, em algumas mulheres, os pré-cânceres se tornam invasivos. O tratamento de lesões pré-cancerígenas pode prevenir quase todos os cânceres de colo do útero.
Embora quase todos os cânceres de colo do útero sejam ou carcinomas espinocelulares ou adenocarcinomas, outros tipos de câncer também pode se desenvolver no colo do útero. Por exemplo, melanoma, sarcoma e linfoma, que ocorrem mais frequentemente em outras partes do organismo.
Fonte: Oncoguia