Belo Horizonte,MG (31) 3567-0229
FAÇA SUA DOAÇÃO

DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE OVÁRIO

Cerca de 94% das pacientes que tem o câncer de ovário diagnosticado precocemente vivem mais de 5 anos após o diagnostico. A detecção precoce do câncer permite que o tratamento desse seja iniciado mais cedo, o que promove melhores chances de cura da paciente, por isso é tão importante estar atento ao nosso corpo e consultar o médico quando sentir necessidade.

Maneiras de diagnosticar o câncer de ovário precocemente

  • Exames regulares

O exame pélvico é muito útil pois pode diagnosticar determinados cânceres do sistema reprodutor em estágio inicial. Durante o exame, o médico apalpa os ovários e o útero para determinar tamanho, forma e consistência. Infelizmente, a maioria dos tumores iniciais de ovário são difíceis ou até mesmo impossíveis de serem diagnosticados até mesmo para um médico experiente. Mesmo assim, os exames pélvicos são capazes de identificar outras conduções ginecológicas ou até mesmo outros tipos de câncer.

  • Consultando um médico se tiver sintomas

A atenção imediata aos sintomas pode melhorar as chances do diagnóstico precoce e um tratamento bem sucedido. Se você apresentar sintomas semelhantes aos do câncer de ovário, quase que diariamente, por mais de algumas semanas, que não possam ser explicados por outras condições mais comuns, entre em contato com seu ginecologista, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

  • Exames de Rastreamento

Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125. O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna. Quando é usado para rastreamento, a maioria das massas diagnosticadas não é câncer. O CA-125 é uma proteína no sangue. Em muitas mulheres com câncer de ovário, os níveis de CA-125 estão elevados. Este exame pode ser útil como um marcador tumoral para orientar o tratamento, porque um nível elevado muitas vezes diminui se o tratamento está respondendo.

Melhores maneiras para o rastreamento do câncer de ovário estão sendo pesquisadas. Existem esperanças que as melhorias nos exames de rastreamento possibilitem uma menor taxa de mortalidade por câncer de ovário.

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades da Aspec

Enviar mensagem
Olá,
Podemos ajudar?