EnglishPortugueseSpanish
Belo Horizonte,MG (31) 3567-0229
FAÇA SUA DOAÇÃO

DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE RIM

Para pessoas com risco médio para o câncer de rim:

Determinados exames diagnosticam alguns tipos de câncer de rim precocemente, apesar disso, nenhum deles é indicado para rastreamento desse tipo de câncer em pessoas com risco médio para desenvolver a doença.

O exame de urina de rotina, que às vezes é parte de um exame médico completo, pode diagnosticar pequenas quantidades de sangue presentes na urina em algumas pessoas com câncer de rim inicial. Mas muitas outras condições clínicas, além do câncer de rim podem provocar o aparecimento de sangue na urina, incluindo infecções do trato urinário, infecções da bexiga, câncer de bexiga e condições renais benignas, como cálculos renais. E algumas pessoas com câncer de rim não apresentam sangue na urina até que a doença se encontre avançada.

Muitas vezes, os cânceres de rim são diagnosticados acidentalmente durante a realização de exames de imagem para alguma outra patologia, por exemplo da vesícula biliar. O câncer de rim geralmente não provoca dor ou outros sinais e sintomas no momento do diagnóstico. A taxa de sobrevida dos cânceres de rim é muito alta porque geralmente são diagnosticados em estágio inicial.

Para pessoas com alto risco para câncer de rim

Pessoas que têm determinadas condições hereditárias, como a doença de von Hippel-Lindau, apresentam maior risco de câncer de rim. Os médicos geralmente recomendam que essas pessoas façam exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom, regularmente para o diagnóstico precoce de tumores renais. Os cânceres de rim diagnosticados precocemente com esses exames geralmente têm mais chances de cura.

É importante informar seu médico se algum membro de sua família tem (ou teve) câncer de rim, principalmente em uma idade mais jovem ou se eles foram diagnosticados com uma condição hereditária associada a esse câncer, como a doença de von Hippel-Lindau. Seu médico pode recomendar que você considere realizar aconselhamento genético e exames complementares para verificar se tem a mesma condição genética.

Alguns médicos também recomendam que pessoas com doenças renais tratadas por diálise a longo prazo façam exames regulares para investigar câncer de rim.

Fonte: Oncoguia

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades da Aspec

Enviar mensagem
ASPEC
Olá,
Podemos ajudar?